segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Música: Questão de Gênero

                 
                     Música. Presente em nosso dia-a-dia desde sempre, trazendo algum sentido à nossa vida, tornando-a mais atrativa. Música que transforma pessoas, cria grupos, torna ídolo quem a canta ou a compõe, reflete sentimentos ocultos e nunca expressados verbalmente. A música pode mudar o mundo, definir uma cultura, ser combustível para um protesto, ele é poderosa, variada e inigualável. Atrai à todos de  diversas formas, seja pelo ritmo, seja pela batida, seja pela letra, seja pela melodia, enfim,  de uma forma ou de outra ela consegue seus fãs e seguidores.
                   
            Sempre procurei ver a música de uma forma livre, não a julgo, pois enxergo-a como simples manifestação cultural e expressão de sentimentos. Enxergo qualquer gênero assim.   Q-U-A-L-Q-U-E-R G-E-N-E-RO. Portanto, também incluo o Funk como gênero. Sim, o ilustríssimo e contemplado Funk Carioca. Mesmo com muitos comentários sobre esse gênero não ser considerado música,  por motivos que não cabe citar aqui, vejo-o como nada menos do que uma manifestação cultural, afinal, não é dever meu julgar o grau de instrução e a idade de quem o ouve ou o compõe, o fato é, que qualquer coisa que diga na letra desse estilo musical, reflete-se a cultura de um grupo, de uma periferia e de jovens pobres, que através da música, encontram uma forma fácil de ganhar dinheiro, explanando em suas obras fatos sobre a realidade em que vivem, o seu dia-a-dia simples e que de certa forma também é cruel, devido a falta de acesso a um  estilo de vida melhor e mais digno, que graças ao sucesso do Funk, esses jovens, tem acesso a tudo que almejam, transmitindo também nas músicas, o seu vislumbramento ao verem o turbilhão de coisas que o dinheiro pode comprar e quantas oportunidades de repente são viáveis de uma forma tão fácil e rápida. A partir disso, sua música incentiva outros jovens que vivem na mesma situação, que sonham um dia em conseguir essas mesmas coisas, tornando o gênero facilmente conhecido e admirado.


               
              Assim, ressalto que, qualquer música por mais superficial que seja, transmite algo, pois, tudo tem mensagem. E se abrirmos a mente e escutarmos sem preconceitos qualquer música que seja, podemos identificar qual seu real significado na sociedade. Outro exemplo; é o gênero que surgiu, o sertanejo universitário, no qual, são compostos por jovens já não tão pobres como os do gênero anterior, mas que possuem condições financeiras melhores, que cursam uma faculdade, e veem através da música uma forma de ganhar dinheiro e fazer sucesso, eles aproveitam todas as oportunidades que sua realidade permite e para não fracassar, abordam um tema universal que faz com que poucos não se identifiquem com a letra: o amor, cantam sobre o amor de diversas formas, desde o coração partido, até a volta por cima, orgulho ferido e a nova ou diversas conquistas, enfim, com essa abordagem não tem erro, e o sucesso é garantido.
                  Poderíamos abordar diversos outros gêneros musicais nesse texto, e encontraríamos as mais diversas formas de expressão; opinião, protesto, sentimentos, culturas, enfim, inúmeros temas para inúmeros significados, no qual,  o ponto principal sempre será mostrar que cada um escolhe seus gêneros musicais, da forma que deseja ou se identifica. O importante é, cada um de nós encontrar uma forma de expressar quem realmente é no seu íntimo, como é sua cultura, qual é a sua revolta, sua indignação e o que sente. Sabemos que nem sempre conseguimos expressar tudo através apenas de palavras, por isso, existe a música, para nos ajudar a descomplicar a vida, para nos dar emoção. Portanto, é óbvio que o preconceito musical, é o mais desnecessário que se tem, cada um tem os seus motivos para escolher algo, cada um sabe o porquê de suas escolhas e as consequências que elas lhe trarão. Cada um sabe inclusive, o que é melhor incluir ou não em sua playlist.





Amanda Borgato

Nenhum comentário:

Postar um comentário